LACROSSE
LACROSSE
- O jogo de lacrosse foi criado por nativos americanos, com raízes que remontam ao sec XIII, sendo por isso considerado o desporto Norte Americano mais antigo.
- Este desporto de equipa tem uma grande importância histórica especialmente para os índios da zona que hoje conhecemos como Nova Iorque que, já há muito tempo integravam o Lacrosse na vida cultural, espiritual e social das suas tribos.
- Para os nativos americanos, este desporto é entendido como “O Jogo do Criador”.
- Ao jogo, os índios deram o comprido nome de “dehuntshigwa’e”, significando qualquer coisa como «homens batendo num objecto redondo», sendo muitas vezes jogado para resolver conflitos tribais ou para desenvolver homens fortes e virís.
- Jean de Brebeuf um missionário francês, descrevia pela primeira vez lacrosse num relatório aos seus superiores em 1636.
- Embora tivesse pouca compreensão das regras do jogo, Jean de Brebeuf ficou intrigado com o pau/vara que os índios Huron estavam a usar durante um jogo.
- O pau/vara tinha uma forma semelhante ao “bastão episcopal” ostentado pelos bispos mas cerimónias religiosas… daí o nome “la croix” que passou a ser usado e que foi alterado posteriormente para “lacrosse” na zona do território Canadiano que fala Inglês.
- Existe tambem quem defenda que o nome advem da descrição feita na altura pelos missionários, «Le jeu de la Crosse» o jogo dos bastões.
Comentários
Enviar um comentário